Com alta do IOF, bancos e fintechs fazem 'promoções' para atrair clientes
Bancos e fintechs adotam novas estratégias para reduzir custos com IOF e atrair consumidores. Com promoções e cashback, instituições financeiras buscam minimizar o impacto do aumento do imposto nas operações internacionais.
Mudanças no IOF: Bancos e fintechs estão ajustando suas estratégias após o aumento nas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), com o objetivo de manter a competitividade.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, em 22 de maio, o aumento do IOF para cartões de crédito e débito internacional, atualmente em 3,5%. Isso traz um custo adicional para compras no exterior.
As instituições financeiras estão intensificando a competição para oferecer melhores condições aos consumidores, como cashback e redução de taxas.
Exemplos de ofertas:
- C6 Bank: Redução da taxa para convertido de reais em dólar para 0,5% até 6 de junho. Custo final em investimentos no exterior será de 1,6% com IOF de 1,1%.
- Banco Inter: Promoção até 12 de junho com taxa reduzida de 1,50% para 1,25% para Digital e One e de 1,25% para 1,15% para Prime.
- Mercado Pago: Zerou a taxa cambial nas compras internacionais e oferece cashback de 0,6% para assinantes Meli+.
- BTG Pactual: Oferece cashback no IOF de compras internacionais, aumentando o percentual de 2,28% para 2,4%, mantendo o custo de 1,1% para o cliente.
Com essas ações, o consumidor pode economizar nas taxas e investimentos no exterior.
Leia mais em
valorinveste