Com apoio de Trump, Flórida envia primeira leva de imigrantes a 'Alcatraz dos jacarés'
Centro de detenção na Flórida é inaugurado com capacidade para 5.000 imigrantes. Iniciativa gerou polêmica e protestos por seu impacto ambiental e condições de tratamento.
Chegada de imigrantes ao centro de detenção na Flórida foi realizada na quinta-feira (3). O local, conhecido como "Alcatraz dos jacarés", foi construído em um pântano isolado e perigoso.
A instalação, erguida na região dos Everglades, tem temperaturas acima de 35ºC no verão e é acessível por uma única estrada. O secretário de Justiça da Flórida, James Uthmeier, declarou apoio à missão do presidente Donald Trump para reforçar a lei de imigração.
Custos estimados em US$ 450 milhões por ano poderão ser reembolsados pelo governo federal. O centro terá capacidade para 5.000 detentos.
Imagens mostram beliches entre gaiolas, mas também se reporta sobre a possibilidade de imigrantes viverem em barracas. O complexo possui segurança mínima, contando com a presença de jacarés.
Políticos republicanos usam a abertura do centro para mobilizar a base, compartilhando memes e produtos relacionados. Os primeiros imigrantes foram detidos pela polícia local e estão sendo identificados para deportação.
Deputados do Partido Democrata planejam visitar a prisão para supervisionar o tratamento dos imigrantes. Eles afirmam ter a responsabilidade moral de inspecionar o local e expor abusos.
Grupos ambientais processaram o estado, alegando que a construção desconsiderou o impacto à fauna e flora e criticam o projeto como "cruel e desumano".
Na terça-feira (1º), Trump e o governador Ron DeSantis visitaram o centro. Trump comentou que "não seria um lugar para caminhar" e destacou a deportação como a única saída.