Com apoio do PT, aliado de Tarcísio e Valdemar é reeleito presidente da Alesp; saiba quem é André do Prado
André do Prado é reeleito presidente da Alesp com 88 votos favoráveis. A eleição marca a primeira reeleição na mesma legislatura, em meio a críticas sobre a falta de independência do Legislativo paulista.
Deputados estaduais paulistas reelegeram André do Prado (PL) como presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) neste sábado. Ele é aliado do governador Tarcísio de Freitas e recebeu 88 votos de um total de 94. A candidata da oposição, Paula da Bancada Feminista (PSOL), obteve quatro votos.
A reeleição de Prado é inédita na mesma legislatura, contrariando uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A Alesp aprovou uma lei permitindo a recondução, prática que está sendo adotada em outros 20 estados.
A continuidade no cargo pode abrir espaço para Prado concorrer ao Palácio dos Bandeirantes em 2026, seja como vice de Tarcísio ou como cabeça de chapa. Porém, ele enfrenta concorrências, como Gilberto Kassab (PSD) e Felicio Ramuth (PSD).
André do Prado, natural de Guararema, é deputado no quarto mandato. Ele é ligado à "velha guarda" do PL e teve um desempenho alinhado com o governo, apesar do histórico de vetos recordes do governador. O governo conseguiu aprovação de diversas matérias através de alianças com outros partidos.
Em seu discurso, a deputada Paula criticou a falta de independência da Alesp e a maneira como projetos controversos foram tratados. Prado abriu mão de falar durante a votação e disse que seu foco será valorizar o parlamento.
A distribuição dos demais cargos respeitou as maiores bancadas. O PT ficou com a 1ª secretaria, trocando seu indicado antes da votação. Não há deputadas em posições da mesa diretora, mesmo com 25 mulheres eleitas.