Com doses sobrando, SP amplia vacinação contra gripe
Vacinação contra a influenza será estendida a toda a população a partir de 19 de maio. A medida visa aumentar a cobertura vacinal e proteger a saúde da população durante a sazonalidade das doenças respiratórias.
Prefeitura de São Paulo ampliará a vacinação contra a influenza para toda a população a partir de 6 meses de idade, a partir da 2ª feira (19.mai.2025).
A decisão foi tomada devido à disponibilidade de doses e à baixa cobertura vacinal, atualmente em cerca de ¼ do público prioritário.
A vacinação estará disponível nas 479 UBSs (unidades básicas de saúde) da capital. Inicialmente, a imunização era destinada a grupos como:
- Pessoas com mais de 60 anos
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Pessoas com doenças crônicas
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacou a importância da ampliação para proteger a população e evitar agravamentos de doenças respiratórias.
A SMS informou que, até a 3ª feira (13.mai), foram aplicadas 1.095.488 doses da vacina no grupo prioritário, que conta com 4,8 milhões de pessoas em São Paulo. Em 2024, foram registradas mais de 3,8 milhões de doses aplicadas, com cobertura de 61,11% entre os prioritários.
As vacinas são aplicadas nas UBSs de 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h. Aos sábados, o atendimento é nas AMAs/UBSs Integradas no mesmo horário.
A transmissão da influenza ocorre por secreções respiratórias de pessoas contaminadas e pode ser indireta, através das mãos em superfícies contaminadas.
A SMS recomenda medidas preventivas, como:
- Lavagem frequente das mãos
- Uso de máscaras
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
- Manter ambientes arejados