Com educação financeira na prática, projetos focam em formação profissional de jovens
Semana Nacional de Educação Financeira promove atividades em todo o Brasil e anuncia novas iniciativas de capacitação. Ações visam desenvolver habilidades financeiras e de empregabilidade entre jovens e adultos, em parceria com instituições educacionais e seguradoras.
A 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef) está em andamento até o final da semana, oferecendo atividades gratuitas on-line e presenciais em todo o Brasil.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) anunciou um acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) para criar o SusepLab, que será um espaço dedicado à educação financeira, localizado no ImpaTech, no Rio de Janeiro.
Outra iniciativa, o projeto “Programadores, Futuro Seguro”, visa capacitar profissionais em Tecnologia da Informação para o mercado de seguros, com 450 horas de formação e expectativa de absorção de 80% dos alunos pelo setor.
Além disso, a Susep está em parceria com o Unicef para oferecer formação em educação financeira a professores da rede pública, através do projeto "Educação Financeira, desenvolvimento de habilidades fundamentais e transição para o mundo do trabalho".
- A fase piloto foi realizada em sete estados, alcançando cerca de 37 mil estudantes em 215 municípios.
- O programa “Atuários do Futuro” visa apoiar estudantes em vulnerabilidade em cursos de Ciências Atuariais.
- Participação no projeto “Um Milhão de Oportunidades” (1MiO) do Unicef.
Segundo Airton de Almeida Filho, diretor da Susep, as iniciativas também visam jovens, complementando o diálogo com adultos. Uma pesquisa da Susep revelou que 21% das empresas supervisadas utilizam sites e plataformas para promover educação financeira, seguidas por materiais educativos (16%). O foco tem sido o público de 20 a 59 anos.