Com ida à Colômbia, Lula soma 31 dias fora do país em 2025
Lula participa da V Cúpula de Presidentes do Tratado de Cooperação Amazônica, buscando fortalecer ações climáticas e regionais. Na viagem, o presidente será acompanhado por ministros e deve assinar a Declaração de Bogotá para consolidar compromissos com o meio ambiente.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta quinta-feira (21.ago.2025) para Bogotá, Colômbia, para a V Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Ao final da viagem, Lula terá passado 119 dias fora do Brasil desde o início do mandato, com 35 viagens a 36 países diferentes.
Somente em 2025, o presidente realizou 11 viagens internacionais, totalizando 31 dias fora e 12 países visitados.
Na viagem a Bogotá, Lula é acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva e os ministros:
- Marina Silva (Meio Ambiente)
- Mauro Vieira (Relações Exteriores)
- Sônia Guajajara (Povos Indígenas)
- Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência)
A reunião será na sexta-feira (22.ago.2025), na Casa de Nariño, com a presença da vice-presidente do Equador, Verónica Abad, e representantes dos 8 países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
O encontro busca:
- Consolidar compromissos da agenda amazônica
- Definir ações estratégicas para a COP30
- Fortalecer a cooperação regional
A programação inclui um encontro com sociedade civil, povos indígenas e comunidades tradicionais.
Lula deve assinar a Declaração de Bogotá, que enfatiza mudanças climáticas e faz um balanço das ações desde a Cúpula da Amazônia.
O Brasil também apresentará uma declaração autônoma para obter apoio ao TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre), uma iniciativa de US$ 125 bilhões para remunerar países que conservam florestas.