Com meses de atraso, comissão aprova relatório do Orçamento de 2025
A aprovação do relatório do Ploa 2025 marca um passo importante para a votação do Orçamento no plenário. O presidente do Congresso busca evitar maiores atrasos no processo orçamentário antes de suas viagens internacionais.
CMO aprova relatório do Ploa 2025
A CMO (Comissão Mista de Orçamento) aprovou o relatório do Ploa (Projeto de Lei Orçamentária Anual) 2025, do senador Angelo Coronel (PSD-BA), nesta 5ª feira (30.mar.2025).
A aprovação foi simbólica e todos os destaques foram rejeitados. Agora, o texto segue para votação no plenário, agendada para as 15h.
O relator se reuniu por mais de uma hora para discutir as propostas dos integrantes da comissão. Apesar de manter a rejeição aos destaques, aceitou algumas mudanças em sua complementação de voto.
O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), pretende votar o Orçamento nesta 5ª feira (20.mar.2025), antecipando a previsão inicial de votação para abril. Alcolumbre e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), viajarão oficialmente ao Japão e Vietnã.
Ele anunciou a votação como parte do "método Davi", para resolver a pendência antes da viagem.
Vale lembrar que o Orçamento de 2024 já está atrasado, e as acusações sobre o atraso se intensificam entre Governo e Congresso. O presidente da CMO, Julio Arcoverde (PP-PI), mencionou que mudanças solicitadas pelo Ministério do Planejamento atrasam ainda mais o processo, com ofícios constantes complicando a revisão do relatório.