Com metade do sul do país em alerta vermelho, Portugal registra temperaturas de 44°C
Portugal enfrenta uma onda de calor extrema neste domingo, com temperaturas que superarão os 40°C em diversas regiões. O alerta vermelho se estende até segunda-feira, e a população é aconselhada a tomar precauções devido ao risco de incêndios.
Portugal enfrentará neste domingo uma temperatura máxima de 44°C no distrito de Beja, na fronteira com a Espanha, devido a uma onda de calor.
Metade do sul do país, exceto Faro, está em alerta vermelho. A previsão é de que outras cidades também atinjam temperaturas acima de 40°C:
- Évora: 43°C
- Portalegre: 42°C
- Santarém: 42°C
- Lisboa e Setúbal: 41°C
Todas essas áreas terão temperaturas mínimas de 20°C ou mais, com Lisboa registrando 25°C.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em alerta vermelho seis distritos e Castelo Branco, que terá uma máxima de 40°C.
O alerta vermelho é o mais alto na escala do IPMA, indicando risco extremo. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou sobre o risco de incêndios nas regiões norte, centro e sul do Algarve.
Na Espanha, doze regiões estão com alerta laranja devido a temperaturas elevadas, especialmente no sudoeste do país, segundo a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet).