Com Milei a caminho dos EUA, Trump anuncia tarifa de 82% às Malvinas
Tarifa elevada marca nova fase nas relações comerciais entre EUA e Argentina. O presidente Javier Milei busca apoio para a reivindicação de soberania sobre as Ilhas Malvinas em meio a tensões econômicas.
Trump anuncia tarifa de 82% sobre produtos das Ilhas Malvinas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta quarta-feira (2.abr.2025) a aplicação de uma tarifa de 82% sobre produtos das Ilhas Falkland, conhecidas na Argentina como Ilhas Malvinas. A medida faz parte de um pacote de novas taxas comerciais e foi chamada por Trump de “Dia da Libertação”.
As Ilhas Malvinas, administradas pelo Reino Unido, são alvo de reivindicação de soberania por parte da Argentina, que já entrou em guerra pelo território, resultando na vitória britânica em 1982.
O anúncio ocorreu no mesmo dia da visita do presidente argentino, Javier Milei, às ilhas para homenagear veteranos e mortos da guerra, que completa 43 anos em 2025. Milei expressou o desejo de transformar a Argentina em uma potência econômica para que os habitantes das Malvinas “queiram ser argentinos”.
Milei também se dirigirá esta noite aos Estados Unidos, onde receberá o prêmio MACA na casa de Trump em Mar-A-Lago.
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Gerardo Werthein, reuniu-se com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para discutir o acordo tarifário, que inclui uma tarifa de 10% sobre produtos argentinos. Rubio destacou que a parceria pode gerar “maiores oportunidades econômicas” e a cooperação em setores importantes.