HOME FEEDBACK

Com mudança de regime, investir na bolsa se tornou inevitável, diz Rafi Figueredo

Analistas apontam que a mudança no cenário econômico abre oportunidades para a renda variável no Brasil. Especialistas recomendam ajustes estratégicos nos portfólios, destacando a importância de estar posicionado em um novo ciclo de crescimento.

A economia brasileira entrou em um novo regime com inflação alta e juros em queda, favorecendo ativos de risco, segundo analistas da XP.

Raphael Figueredo, conhecido como Rafi, afirma que ignorar a renda variável em mudanças estruturais é um erro estratégico. Um relatório da XP, acessado pela Bloomberg Línea, aponta que a nova fase oferece 62,5% de chances de retornos positivos para o Ibovespa.

Historicamente, esses regimes duram em média 164 dias e geram retornos anuais de 7,6%. O fenômeno de inflação subindo e juros caindo ocorreu pela última vez no início de 2020, durante a pandemia.

Rafi salienta que não se busca o timing perfeito, mas sim alinhar probabilidade e tendência. Ele enfatiza que estar posicionado agora aumenta as chances de sucesso.

O relatório indica que, historicamente, bancos, varejo e ações de baixo risco se destacam nesse ambiente, com ações de baixo risco superando o Ibovespa em 85,7% das vezes.

Com a queda dos juros, as empresas podem expandir seus múltiplos de valuation. Rafi recomenda adicionar risco de forma disciplinada e ponderada.

Ele também sugere uma revisão estratégica dos portfólios, destacando que uma superexposição à renda fixa pode ser um erro. O relatório que aponta essa mudança foi assinado por líderes da XP.

Leia mais em bloomberg