Com nova alta da Selic, Brasil sobe a 2º lugar no ranking dos países com maiores juros reais
Brasil se destaca no ranking global de juros reais após aumento da Selic, atrás apenas da Turquia. A elevação leva a taxa real brasileira para 9,53% ao ano, superando outros países importantes.
Aumento da taxa Selic no Brasil
Com a elevação de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic), o Brasil subiu da terceira para a segunda posição no ranking mundial de juros reais, ficando atrás apenas da Turquia.
A taxa real brasileira passou de 8,65% ao ano para 9,53% ao ano. Já na Turquia, os juros reais são de 14,44% ao ano. O Brasil se destaca com juros reais mais altos que a Rússia (7,63%), Argentina (6,70%) e África do Sul (5,54%).
O ranking foi elaborado pelo Portal MoneYou e pela Lev Intelligence, com uma taxa média de 1,67% ao ano em 40 países.
A taxa brasileira é composta pela inflação projetada de 5,25%, segundo o boletim Focus do Banco Central, e pelos juros de mercado para os próximos 12 meses.
Nesta quarta-feira (18), o Copom elevou a Selic de 14,75% para 15% ao ano.
Jason Vieira, economista responsável pelo levantamento, afirmou que “o movimento global de políticas de aperto monetário perdeu força”, com apenas 6% dos países aumentando os juros e a maioria mantendo as taxas.
Em termos nominais, o Brasil ficou na 4ª posição, acima da Colômbia, México e África do Sul, mas abaixo da Turquia, Argentina e Rússia.