HOME FEEDBACK

Com preço em alta, exportação de ovos cresce mais de 300% em março puxada pelos EUA

Brasil registra explosão nas exportações de ovos, com forte demanda dos Estados Unidos. O crescimento coincide com a alta nos preços do produto no mercado interno, gerando preocupações governamentais.

Exportações brasileiras de ovos aumentam 342,2% em março, com os Estados Unidos como principal destino, segundo a ABPA.

Em março, foram embarcadas 3.770 toneladas, comparado a 853 toneladas no mesmo período de 2024.

No acumulado de janeiro a março, as exportações totalizaram 8,6 toneladas, um aumento de 97,2% em relação ao ano passado.

A receita com importações também cresceu 116,1%, alcançando US$ 17,77 milhões neste ano.

O aumento se dá em um momento de alta nos preços dos ovos no Brasil. O presidente da ABPA destacou que as exportações foram impulsionadas pela abertura dos Estados Unidos para ovos brasileiros.

Ele afirmou que esta conquista é fundamental para o desenvolvimento do setor, preservando a oferta interna, que representa cerca de 1% da produção total.

Entre os destinos de janeiro a março, os EUA lideram com 2.705 toneladas (346,4% a mais que no ano passado), seguidos por:

  • Emirados Árabes: 1.422 toneladas (-9%)
  • Chile: 1.182 toneladas (+65,4%)
  • Japão: 846 toneladas (+132,4%)
  • México: 576 toneladas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a alta no preço dos ovos, afirmando que "alguém está passando a mão" e que busca explicações para o aumento. Ele disse que a carne vai baixar e as pessoas poderão comer picanha novamente.

Leia mais em o-globo