Com saída de Cida Gonçalves, Lula soma 12 trocas em ministérios
Cida Gonçalves é a 12ª ministra a deixar o governo Lula, refletindo as constantes mudanças em sua equipe. A troca de ministérios ocorre em meio a negociações com partidos de centro e expectativas de reforma ministerial.
Demissão de Cida Gonçalves, ex-ministra das Mulheres, ocorreu nesta 2ª feira (5.mai.2025) e marca a 12ª troca ministerial no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
A substituição por Márcia Lopes é uma das mudanças que contemplou o PT, assim como a nomeação de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde, que entregou a Secretaria de Relações Institucionais para Gleisi Hoffmann.
No Ministério da Comunicação, Paulo Pimenta foi substituído por Sidônio Palmeira, parte da cota pessoal de Lula.
Outra troca relevante foi no Ministério da Previdência, com a saída de Carlos Lupi após investigações da PF, sendo sucedido por Wolney Queiroz.
Além disso, no Ministério das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil) foi substituído por Frederico de Siqueira, após denúncias de corrupção.
A expectativa é que essas trocas ajudem a destravar a reforma ministerial, que está em atraso desde as eleições municipais.
No entanto, Lula enfrenta dificuldades para negociar espaços com partidos de centro, que relutam em se comprometer com seu apoio à reeleição em 2026.