HOME FEEDBACK

Com sanções à Rússia, Turquia diversifica importação de petróleo e se abre ao Brasil

Turquia reduz dependência de petróleo russo e inicia importações do Brasil. Refinadora Tupras busca novas fontes de suprimento em meio a sanções internacionais.

A Turquia está diversificando seus suprimentos de petróleo, importando petróleo brasileiro após seu maior refinador restringir compras de petróleo russo devido a sanções dos EUA.

Até agora em janeiro, apenas 19% do petróleo bruto importado pela Turquia é da Rússia, uma queda significativa em relação a mais de 50% no ano passado.

A Tupras, refinadora turca, adquiriu uma carga de petróleo bruto do Brasil, sendo essa a primeira importação desse tipo desde 2007, segundo fontes anônimas.

As sanções do governo Biden, iniciadas em janeiro, impactaram as cadeias de suprimento de petróleo da Rússia. Em fevereiro, a Tupras anunciou que deixaria de aceitar remessas de petróleo russo que não atendiam a um limite de preço estipulado.

A Petrobras vendeu uma carga de 950.000 barris de petróleo Itapu para entrega na Turquia no início de abril.

A única outra refinadora turca é a Socar, estatal do Azerbaijão, que compreendeu 29% das importações de petróleo bruto da Turquia no ano passado, embora não se saiba a porcentagem proveniente da Rússia.

Leia mais em bloomberg