Começa missa em que cardeais pedem orientação espiritual para conclave
Missa "Pro Eligendo Pontifice" marca o início do conclave para a eleição do novo papa. Cardeais buscam orientação espiritual antes de se dirigirem à Capela Sistina para o processo de votação.
Início do conclave na Basílica de São Pedro
A missa "Pro Eligendo Pontifice" ocorreu nesta quarta-feira (7), às 5h (10h locais) em Roma, conduzida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, de 91 anos.
Este rito marca o início dos preparativos para a escolha do novo pontífice pelos cardeais eleitores, que têm menos de 80 anos. Eles pedem orientação espiritual antes da votação na Capela Sistina.
Durante a missa, Re fará um convite à escolha do novo líder da Igreja, destacando a necessidade de um pastor para guiar o rebanho. O momento mais aguardado será a homilia, onde ele refletirá sobre a responsabilidade dos cardeais.
No funeral de Francisco, Re fez apelos por paz e pela defesa dos migrantes, mencionando a famosa frase de Francisco sobre "construir pontes, não muros".
Após a homilia, será feita uma oração pelos cardeais eleitores, pedindo sabedoria e discernimento.
Concluída a missa, os cardeais têm até 11h15 (16h15) para se dirigir à Capela Paulina e, às 11h30 (16h30), inicia a procissão para a Capela Sistina, onde farão um juramento. O 'extra omnes' será proclamado pelo arcebispo Diego Giovanni Ravelli, trancando as portas para a votação.