“Começar nova história”: Caiado promete anistiar Bolsonaro se for eleito presidente
Ronaldo Caiado promete anistia a Jair Bolsonaro e envolvidos nos atos de 8 de janeiro caso seja eleito. Governador busca apoio no meio bolsonarista para sua candidatura presidencial em 2026.
Ronaldo Caiado, governador de Goiás e pré-candidato à Presidência em 2026, afirmou que concederá anistia a Jair Bolsonaro e aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, caso seja eleito. A declaração foi dada em entrevista à Globonews no dia 14.
Caiado, que participa da Brazil Week em Nova York, disse: “Caiado vai, chegando à presidência, anistiar essa situação toda e discutir o problema de crescimento e pacificação do País.”
A proposta de anistia é apoiada pelo bolsonarismo, que realiza manifestações em defesa dos condenados pelos atos antidemocráticos em Brasília.
Há discussões sobre uma “anistia completa” que incluiria o ex-presidente, militares e políticos envolvidos. O projeto de anistia está atualmente parado no Congresso, com um novo texto sobre atenuação das penas em elaboração.
Caiado foi o primeiro governador a apoiar a pauta em fevereiro de 2024, ressaltando que o debate já está cansado e que é necessário sair da crise.
Ele lançou sua pré-candidatura em abril e busca apoio entre aliados, especialmente do União Brasil, enquanto navega em meio a disputa interna.