Comemorações do Dia do Trabalho têm 400 presos na Turquia e confusão nas Filipinas; veja fotos pelo mundo
Protestos pelo Dia do Trabalho resultam em mais de 400 prisões em Istambul, enquanto manifestações se espalham por diversos países da Ásia e Europa. A polícia turca bloqueou o acesso à icônica praça Taksim, onde as concentrações continuam proibidas desde 2013.
Comemorações do Dia do Trabalho pelo mundo foram marcadas por protestos. Em Istambul, mais de 400 pessoas foram presas nesta quinta-feira (1°).
Segundo a CHD (Associação de Advogados Progressistas), parte da cidade ficou paralisada para evitar concentrações na praça Taksim. As autoridades não confirmaram o número de detenções.
Jornalistas da AFP registraram diversas prisões em Besiktas e Mecidiyekoy, com a polícia bloqueando o acesso à praça. As concentrações estão proibidas na região desde as manifestações de 2013.
Cerca de milhares de pessoas se reuniram em dois bairros da margem asiática, convocados por sindicatos, segundo a mídia turca.
Além da Turquia, houve conflitos nas Filipinas, em Manila, onde participantes entraram em confronto com a polícia. Não há informações sobre detenções.
Na Ásia, protestos também ocorreram na Coreia do Sul, Bangladesh, Sri Lanka, Indonésia e Camboja. Na Europa, atos foram registrados na França, Itália, Grécia, Sérvia, Croácia e Bélgica.