Comércio com EUA tem de ser ganha-ganha, diz Alckmin sobre tarifas
Alckmin destaca a importância do diálogo com os EUA em meio ao novo pacote tarifário de Trump. O vice-presidente reiterou que a parceria histórica entre Brasil e América deve promover o comércio mútuo e cooperativo.
Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, defendeu o diálogo com o governo de Donald Trump sobre o pacote de tarifas de importação americano, que será lançado nesta quarta-feira (2).
Alckmin ressaltou que “comércio deve ser ganha-ganha” e que o Brasil busca 200 anos de amizade e parceria com os EUA. Ele também afirmou que o Brasil está abrindo seu comércio.
No dia anterior, o governo americano caracterizou o Brasil como um país com política tarifária danosa, um dos pontos centrais da argumentação de Trump. Alckmin destacou que o Brasil não é um problema para os EUA, que têm superávit de US$ 25 bilhões em bens e serviços.
Em relação a um projeto que visa estabelecer reciprocidade tarifária, Alckmin elogiou a iniciativa, mas enfatizou a importância do diálogo.
Além disso, Alckmin participou da abertura da LAAD, bienal do setor de defesa e segurança no Rio, onde destacou que as exportações militares brasileiras atingiram o recorde histórico de US$ 1,78 bilhão, um crescimento de 22% em relação a 2023.