HOME FEEDBACK

Comisão de comércio dos EUA aprova fusão entre Omnicom e Interpublic com restrições

Compra de US$ 13,5 bilhões da IPG pela Omnicom é aprovada com restrições anticompetitivas. A FTC impõe condições para prevenir coordenação de preços e garantir a liberdade de expressão em meios de comunicação.

A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA aprovou a compra do The Interpublic Group (IPG) pelo Omnicom Group por US$ 13,5 bilhões, com restrições para evitar práticas anticompetitivas.

A FTC aceitou uma “ordem de consentimento” que impede a coordenação anticompetitiva da Omnicom em negociações de:

  • preços
  • posicionamento de anúncios
  • patrocínios

As empresas são a terceira e quarta maiores agências de compra de mídia dos EUA e, juntas, se tornarão a maior do mundo.

A FTC aponta que essas agências tomaram decisões de não anunciar em determinados sites e aplicativos, o que pode reduzir as receitas publicitárias e impactar o conteúdo oferecido aos consumidores.

A ordem de consentimento proíbe a Omnicom de negar verbas publicitárias com base em ponto de vista político ou ideológico sem autorização explícita dos clientes.

Daniel Guarnera, diretor do Departamento de Concorrência da FTC, destacou que sites de publicidade são essenciais para o fluxo de comércio e comunicação.

A negociação entre as multinacionais foi anunciada em dezembro por meio de troca de ações. A partir de hoje, a ordem de consentimento estará sujeita a um período de comentários públicos de 30 dias antes da aceitação final pela FTC.

Leia mais em valoreconomico
EUA