HOME FEEDBACK

Comissão aprova convite a ex-secretário de Trump para falar sobre a Usaid

Ex-funcionário da USaid é convocado para esclarecer alegações de interferência nas eleições brasileiras. A audiência ocorre em meio a debates sobre a influência da ajuda internacional na política do país.

Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou nesta 4ª feira (26.mar.2025) um convite para Michael Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA, participar de uma audiência sobre a USaid (Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos).

No 1º governo de Donald Trump (2017-2020), a USaid repassou ao Brasil US$ 82.864.757,00 (aproximadamente R$ 414 milhões).

Benz afirma que a USaid teria interferido nas eleições presidenciais de 2022 no Brasil, sob ordens do governo de Joe Biden. No entanto, não existem provas públicas para corroborar essas alegações.

O convite foi proposto pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), que declarou que o “verdadeiro interesse da agência era influenciar decisões, inclusive votos, nos países onde atuava”.

A USaid é responsável por 40% de toda a ajuda humanitária do mundo e ganhou destaque após Trump interromper o envio de ajuda externa em janeiro de 2021. A justificativa foi a desatualização dos interesses norte-americanos.

A aprovação do requerimento ocorreu na 1ª audiência, após Filipe Barros (PL-SC) ser eleito presidente da comissão. Eduardo Bolsonaro (PL) pleiteou o colegiado e se licenciou para residir nos EUA.

Barros comentou sobre a aprovação do convite no X (ex-Twitter), recebendo uma resposta de Eduardo, que celebrou a decisão e mencionou a importância da presença da base governista nos EUA.

Leia mais em poder360