Comissão aprova homenagem a Eduardo Bolsonaro por atuação no exterior
Comissão da Câmara aprova moção de louvor a Eduardo Bolsonaro, destacando alegações de abuso de autoridade. O requerimento, que segue para análise do plenário, enfrenta resistência entre os deputados governistas.
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara aprovou, em 4ª feira (26.mar.2025), uma moção de louvor ao deputado afastado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com 22 votos favoráveis e 9 contrários.
Os deputados alegaram “abuso de autoridade” e “perseguição política” no Brasil, enquanto aliados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rejeitaram a proposta.
Para a moção ser formalizada, o requerimento deve ser analisado pelo plenário da Câmara.
- Projetos similares geralmente enfrentam pouca resistência.
- Este, no entanto, pode encontrar oposição devido às controvérsias.
O deputado Zucco (PL-RS) defendeu que Eduardo tem um “compromisso inabalável” com “liberdade”, “soberania” e “democracia”.
Eduardo também afirmou que se licenciou para “buscar sanções aos violadores de direitos humanos” e denunciou perseguições contra ele e seu pai, mencionando a possibilidade de prisão ordenada pelo STF.
Nesta mesma data, a 1ª Turma do STF tornou Jair Bolsonaro e outros 7 aliados réus por tentativa de golpe de Estado em 2022.
Reportagem de José Luis Costa, supervisionada por Isadora Albernaz.