Comissão de Infraestrutura fará novo convite a Marina após bate-boca
Marcos Rogério, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, aceita convocação de Marina Silva após conflitos na reunião anterior. A ministra do Meio Ambiente será convidada para esclarecer questões não respondidas durante o encontro de maio.
Convocação da Ministra do Meio Ambiente
Na terça-feira (10.jun.2025), o presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marcos Rogério (PL-RO), aceitou o pedido de convocação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
O pedido foi feito pelo senador Lucas Barreto (PSD-AP), após a ministra ter deixado uma reunião anterior em 27 de maio depois de uma declaração de Plínio Valério (PSDB-AM), que a ofendeu.
Barreto argumentou que deseja respostas que não obteve na primeira reunião. Ele afirmou: “Só quero que ela volte para responder minhas perguntas”.
Marcos Rogério expressou sua resistência à nova convocação, defendendo que o comportamento de Marina não demonstrou “equilíbrio necessário” para sua posição. Ele afirmou: “Acredito que ela não esteja à altura do debate”.
O senador Fernando Dueire (MDB-PE) sugeriu um convite em vez de uma convocação obrigatória, para “não acirrar o clima” tenso da reunião anterior.
A discussão começou durante questionamentos sobre a BR-319, levando a um embate entre Marina Silva e Omar Aziz (PSD-AM). A atmosfera se deteriorou após a ministra protestar contra a forma como estava sendo tratada, o que gerou uma reação acalorada de Marcos Rogério.
Ministra Marina declarou: “Eu fui convidada como ministra, tem que me respeitar, ou eu me retiro”. O clima na sessão foi marcado por gritaria e acusações mútuas, refletindo a tensão entre os senadores e a ministra.