HOME FEEDBACK

Comissão do Senado adia votação do projeto que permite reciprocidade tarifária

Senado adia votação de projeto sobre reciprocidade tarifária após pedidos de vista. Senadora Tereza Cristina busca aprovação rápida enquanto setores expressam preocupações com a propriedade intelectual.

Senado adia votação do projeto de lei sobre reciprocidade tarifária após pedido de vista coletiva.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou a votação, marcada para quarta-feira (19), do substitutivo proposto pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).

O presidente da CAE, Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou que o texto será votado no próximo dia 25.

Pedido de vista foi feito pelo senador Oriovisto Guimarães (PSDB-PR), após preocupações sobre insegurança jurídica em relação a direitos de propriedade intelectual.

Tereza Cristina tentou aprovar o texto pela CAE e pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) na mesma semana.

O projeto permite que o Conselho Estratégico da Camex tome contramedidas sobre obrigações de propriedade intelectual, seguindo a Lei n° 12.270/2010.

Oriovisto questionou a relação entre agricultura e legislação de patentes, mencionando preocupações de multinacionais e farmacêuticas.

O governo sinaliza apoio ao projeto, que foi impulsionado após um boicote de carnes do Mercosul pelo Carrefour e pela taxação de 25% das importações brasileiras de aço e alumínio pelos EUA.

O texto propõe que a Camex possa suspender concessões comerciais e obrigações, visando retaliações a políticas que prejudiquem a competitividade dos produtos brasileiros.

Além disso, prevê padrões ambientais para a disponibilização de bens no mercado, em linha com a Lei Antidesmatamento da UE, a ser implementada até 2025.

Tereza enfatizou que o projeto não visa retaliações a países específicos e que as contramedidas devem ser proporcionais às políticas internacionais.

Leia mais em valoreconomico