Comissão do Senado aprova audiência para ouvir ex-procurador de Dirceu e coronel do 8/1
Senado solicita depoimentos de Fernando Neto e coronel Naime sobre atuação no 8 de Janeiro. Audiência pública será realizada após revelações de diálogo entre o empresário e o comandante da PM do DF.
Senado aprova audiência pública para ouvir Fernando Neto, ex-procurador de José Dirceu, e o coronel Jorge Eduardo Naime, chefe de Operações da Polícia Militar do DF, sobre os eventos do 8 de Janeiro.
A proposta do senador Eduardo Girão foi aprovada após revelações de que Neto orientou Naime sobre ações no dia do episódio e prometeu a ele um cargo no governo federal. A audiência foi aprovada de forma simbólica, e ainda não há uma data definida.
A comissão é presidida pelo senador Flávio Bolsonaro, que controla a pauta. A investigação da Polícia Federal trouxe à tona diálogos entre Neto e Naime, registrados em relatórios sobre o ocorrido.
Após o início da destruição na Praça dos Três Poderes, Naime conversou com Fernando Neto, que o orientou a se apresentar ao interventor Ricardo Cappelli e enfatizou sua disposição em assumir as operações. Dias depois, quando Naime foi preterido, Neto prometeu enviá-lo ao governo federal, mas acabou preso semanas depois.
Naime, que se afastou da PM em julho, se defendeu dizendo que Neto se apresentava como membro da equipe de transição do novo governo, enquanto Neto negou qualquer relação com Dirceu.
Ambos respondem a acusações relacionadas à omissão de policiais militares nos eventos do 8 de Janeiro.