HOME FEEDBACK

Comissão do Senado aprova convite para Haddad explicar alterações no IOF

Ministro da Fazenda é chamado para explicar mudanças no IOF após aumento controverso. Enquanto isso, propostas de sustação das novas cobranças são protocoladas por partidos oposicionistas na Câmara e no Senado.

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou convite para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esclarecer alterações no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Ainda não há data definida para o comparecimento de Haddad.

No último anúncio do governo, o IOF para operações de cartão de crédito, débito e pré-pago no exterior foi elevado de 3,38% para 3,50%. O IOF para aquisição de moeda em espécie também aumentou, de 1,10% para 3,50%.

O objetivo é arrecadar R$ 20 bilhões em 2025 e R$ 40 bilhões no ano seguinte.

Propostas para sustar as novas cobranças foram protocoladas na Câmara e no Senado por deputados de partidos oposicionistas, como PP, União e MDB.

Em entrevista ao GLOBO, Haddad afirmou que o decreto foi debatido com o presidente. Ele esclareceu que cabe a Lula convocar ministros relevantes para o assunto.

O anúncio do aumento do IOF gerou um embate entre o chefe da Secom, Sidônio Palmeira, e Haddad, com queixas sobre a falta de comunicação adequada sobre a medida.

Haddad ressaltou que a Secom não participou dos relatórios bimestrais de avaliação econômica, incluindo o que anunciou a alteração do IOF.

Leia mais em o-globo