HOME FEEDBACK

Comissão pede investigação de Lula por fala sobre fraudes no INSS

Comissão da Câmara pede investigação contra Lula por suposta interferência em investigações sobre fraudes no INSS. Requerimento destaca declarações do presidente que poderiam comprometer a autonomia dos órgãos de controle.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou, em 10 de junho, um requerimento para investigar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por possível interferência em apurações sobre fraudes no INSS.

O pedido, protocolado pelo deputado Evair de Melo (PP-ES), aguarda autorização do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), para ser enviado à PGR (Procuradoria Geral da República).

O documento destaca declarações de Lula sobre investigações da PF (Polícia Federal) e da CGU (Controladoria-Geral da União), apontando “abusos na conduta” que podem indicar interferência indevida.

Os congressistas criticam a orientação do presidente para que os órgãos atuem com “muita cautela” e mencionam a possibilidade de sua declaração contrariar a isenção necessária para esses órgãos.

Além disso, o documento menciona o envolvimento do irmão de Lula, José Ferreira da Silva (Frei Chico), com entidades investigadas por descontos indevidos em aposentadorias.

A investigação pode indicar crime de responsabilidade, semelhante ao que levou ao impeachment de Dilma Rousseff em 2016.

Leia mais em poder360