Comissário europeu do Comércio quer 'negociações sérias' sobre tarifas dos EUA
A UE critica tarifas americanas e destaca a necessidade de diálogo construtivo. Maros Sefcovic reafirma o compromisso europeu com negociações enquanto se prepara para proteger seus interesses.
Comissário Europeu de Comércio, Maros Sefcovic, criticou as novas tarifas de 20% impostas pelo presidente Donald Trump à União Europeia, considerando-as "injustificadas".
Ele reafirmou o compromisso da UE com "negociações sérias". Sefcovic postou em sua conta na plataforma X que as tarifas são prejudiciais e que as relações comerciais precisam de uma nova abordagem.
A troca de informações entre Sefcovic e autoridades americanas, como o secretário de Comércio Howard Lutnick, durou duas horas e foi descrita como "franca".
Recentemente, Trump assinou um decreto estabelecendo uma tarifa mínima de 10% sobre todas as importações e 20% para produtos da UE.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que o bloco está "preparado para responder", mas que ainda é "não é tarde demais" para abrir diálogos com Washington.