Comitê Olímpico Internacional elege novo presidente nesta 5ª feira
Sete candidatos disputam a presidência do COI em votação que pode se estender até seis rodadas. Além da eleição, membros também decidirão sobre a permanência do boxe nos Jogos Olímpicos de 2028.
COI elege 10º presidente
O Comitê Olímpico Internacional (COI) elegerá seu 10º presidente nesta quinta-feira (20.mar.2025) durante a 144ª Sessão em Costa Navarino, Grécia.
A votação começará às 9h15 (horário de Brasília) e seguirá até que um candidato obtenha a maioria absoluta.
Sete candidatos estão na disputa:
- Feisal Al Hussein (Jordânia)
- David Lappartient (França)
- Johan Eliasch (Suécia)
- Juan Antonio Samaranch (Espanha)
- Sebastian Coe (Reino Unido)
- Morinari Watanabe (Japão)
- Kirsty Coventry (Zimbábue) - única mulher na eleição
O processo seguirá o modelo de 1925. Se houver empate entre os finalistas, o atual presidente, Thomas Bach, terá o voto de minerva.
Apenas membros do COI que não são do mesmo país dos candidatos poderão votar, reduzindo o número de eleitores na primeira rodada.
Além da eleição, os membros também votarão sobre a permanência do boxe nos Jogos Olímpicos de 2028, solicitado pelo COI para seguir sob a supervisão da World Boxing.
O novo presidente assumirá em 24 de junho para um mandato de 8 anos, renovável por mais 4. Todos os presidentes anteriores que buscaram reeleição foram reconduzidos.
Vale destacar que Sebastian Coe, que completará 74 anos em 2030, não poderá cumprir o período completo, já que o limite para o cargo é 70 anos, com extensão até 74. Outros candidatos, como Samaranch Jr. (65), Watanabe (65) e Eliasch (62), também poderão apenas exercer um mandato sob as regras atuais.