Comitiva de líderes europeus acompanhará Zelensky em reunião com Trump
Líderes europeus se encontram com Zelensky em Washington para discutir a situação na Ucrânia e estratégias para a paz. Reunião ocorre após cúpula entre Trump e Putin, que gerou ceticismo na Ucrânia e na Europa.
Presidentes da Comissão Europeia e da Ucrânia vão a Washington
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e líderes europeus viajarão a Washington nesta segunda-feira (18) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para uma reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Von der Leyen confirmou a notícia em uma mensagem nas redes sociais, dizendo: “Esta tarde darei as boas-vindas a Zelensky em Bruxelas. Juntos, participaremos da Coalizão dos Voluntários.”
Além de Von der Leyen e Zelensky, estarão presentes:
- Friedrich Merz - Chanceler alemão
- Emmanuel Macron - Presidente francês
- Alexander Stubb - Presidente finlandês
A participação do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, ainda não foi confirmada.
Antes da viagem, Von der Leyen e Zelensky farão uma reunião por videoconferência com aliados da Ucrânia, na Coalizão de Voluntários.
Ao anunciar a viagem a Washington, Zelensky mencionou que discutirá com Trump “todos os detalhes sobre como pôr fim à matança e à guerra”. Esta reunião visa entender as negociações entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, que geraram ceticismo na Ucrânia e na Europa.
Em uma declaração conjunta no sábado, líderes europeus, junto com Von der Leyen, afirmaram sua disposição em colaborar para uma cúpula trilateral com Ucrânia, Rússia e EUA, mas alertaram que Moscou não pode vetar o caminho da Ucrânia para a União Europeia e a OTAN.
As declarações foram assinadas por líderes da França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Finlândia e Polônia.
Com informações do EFE