HOME FEEDBACK

Como a Rússia recruta adolescentes ucranianos para serem espiões

Adolescente é preso por espionagem após ser aliciado por agentes russos, que usam o Telegram para recrutar jovens em troca de dinheiro por informações. Autoridades ucranianas alertam sobre o aliciamento sistemático de menores em meio à crise do conflito.

Autoridades da Ucrânia acusam o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) de recrutar jovens ucranianos via Telegram, oferecendo dinheiro fácil em troca de 'missões'.

Um adolescente de 16 anos, preso por espionagem, foi flagrado fotografando tropas ucranianas em Dnipro. Ele repassava informações por canais criptografados e pode enfrentar prisão perpétua.

As informações coletadas poderiam ser usadas para planejar ataques de mísseis ou drones russos à infraestrutura ucraniana.

O aliciamento atinge especialmente órfãos e deslocados por conflitos, muitas vezes em situação financeira difícil.

Desde janeiro de 2024, mais de 700 pessoas foram presas por espionagem e crimes relacionados, com aproximadamente 25% sendo menores de 18 anos.

O SBU implementou campanhas em escolas para ajudar crianças a identificar tentativas de aliciamento. Até maio, cerca de 50 menores relataram tentativas de suborno em aplicativos de mensagens.

Leia mais em exame