Como liderar em um mundo polarizado? Livro pede que líderes dosem suas convicções
O livro de Karthik Ramanna explora as raízes da indignação social e a função da liderança em tempos de crise. O autor propõe um modelo em quatro etapas para gerenciar conflitos e fomentar a resiliência nas organizações.
Professor Karthik Ramanna, da Universidade de Oxford, explora a hostilidade contra instituições estabelecidas em seu livro "A Era da Indignação".
Um aluno o chamou de "o sistema", destacando sua posição como homem não branco, gay e imigrante. Ramanna defende que liderar em tempos de hostilidade requer constante gerenciamento de crise.
Segundo ele, três motores alimentam a indignação:
- medo do futuro, incluindo mudanças climáticas e impactos da inovação tecnológica;
- sente-se de injustiça entre classes médias e baixas;
- ideologia de alterização, com a mentalidade do 'nós contra eles'.
Ramanna diferencia "gerenciar indignação" de "gerenciar na era da indignação", afirmando que a indignação não pode ser resolvida, apenas mitigada. Ele apresenta uma plataforma de quatro etapas:
- Identificar o que motiva a indignação;
- Dimensionar a resposta da organização;
- Entender o poder da liderança;
- Construir resiliência organizacional e pessoal.
Na primeira fase, a liderança deve identificar os motores da indignação em discussões com diversidade de vozes. A segunda fase exige avaliar as asimetrias em capacidades e compromissos morais.
Na terceira fase, a liderança deve reconhecer seu poder e influência. Ramanna categoriza poder como emocional e racional, além de contextual e individual.
A quarta etapa enfatiza a criação de resiliência e temperança, vital para gestão da indignação. Ramanna usa como exemplo a reforma do ensino público brasileiro liderada por Maria Helena Guimarães de Castro, que retirou termos LGBT+ para avançar com a votação.
No Ideacast, Ramanna falou sobre sua experiência com líderes de mais de 150 países, promovendo o fortalecimento de lideranças para construir coalizões em tempos conturbados.
O livro é baseado em dez estudos de caso, refletindo as complexidades do mundo contemporâneo.