Como o INSS vai devolver o dinheiro dos aposentados? E quando ele será devolvido?
Governo inicia processo de reembolso para aposentados do INSS afetados por deduções irregulares. Comunicações serão feitas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, visando desburocratização e agilidade na devolução.
Operação Sem Desconto: Governo divulga plano para reembolso de aposentados e pensionistas do INSS após deduções irregulares.
Notificações: Primeira fase no dia 13 com 9 milhões de segurados notificados via aplicativo Meu INSS.
Descontos: Relativos a deduções de 20 de março até agora são considerados para ressarcimento. Previsão de reaver recursos até a última semana de junho.
Bloqueio de bens: Governo deseja bloquear R$ 2,56 bilhões de 12 entidades suspeitas. Prejuízo mínimo mencionado pela AGU.
Recursos Públicos: Se associações não reembolsarem, o governo pode usar dinheiro público para cobrir ressarcimentos.
Ações Judiciais: Segurados podem buscar Justiça para devolver valores, pedir indenização e suspensão de descontos.
Desgaste Político: O escândalo causou turbulência ao governo de Lula. Ministro da Previdência afirma que o presidente quer buscar culpados a fundo.
Bloqueios: Indícios de fraudes em 12 entidades justifica o bloqueio de bens e solicitações de quebra de sigilo fiscal e bancário.
Exceções: Quatro associações ficaram fora do pedido de bloqueio, incluindo o Sindnapi, ligado a Frei Chico, irmão do presidente Lula.