Como sobreviver na Bolsa em tempos de alta volatilidade, segundo Pam Semezzato
Alta volatilidade no mercado traz desafios para traders. Analistas sugerem adaptação nas estratégias de risco e seleções mais criteriosas de operações.
A alta volatilidade no mercado tem gerado desafios para traders, especialmente por conta das incertezas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.
Esse cenário reduziu as oportunidades de entrada e aumentou a probabilidade de erros operacionais entre os menos experientes.
A analista da Clear Corretora, Pam Semezzato, destaca que a volatilidade tem dois lados: oferece oportunidades, mas também impõe riscos extras. Ela ressalta a importância do gerenciamento de risco.
“Os ajustes devem ser feitos, principalmente em relação a não aceitar um stop maior do que o capital permite”, afirmou.
Pam recomenda ser seletiva nas entradas e priorizar operações com melhor relação risco-retorno, evitando alongar o stop. “Só entrar nas operações que o gerenciamento de risco permite”, aconselhou.
Ela também não é favorável a mudanças drásticas na metodologia de operação e evita alterar o tempo gráfico. “Escolher melhor as operações é essencial”, completou.
Apesar das incertezas, há sinais de que agosto pode marcar uma fase mais estável no mercado. “A volatilidade é cíclica e acredito que já esteja voltando à normalidade”, analisou.
A perspectiva para os próximos pregões é mais construtiva, desde que o risco seja controlado e a disciplina operacional seja mantida. “Devemos ter boas oportunidades em agosto com riscos controlados”, finalizou Pam Semezzato.
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader e oportunidades de operação na Bolsa.