HOME FEEDBACK

Compagás, Necta e Sulgás abrem chamada pública conjunta para compra de gás

Compagás, Necta e Sulgás iniciam chamada pública para aquisição conjunta de gás natural e biometano. O objetivo é diversificar o suprimento e melhorar a competitividade no atendimento aos consumidores.

Compagás (PR), Necta (SP) e Sulgás (RS) lançam, nesta segunda-feira (23), uma chamada pública conjunta para aquisição de suprimento de gás natural para atender os segmentos industrial, veicular, comercial e residencial.

A informação foi divulgada pela Commit, empresa que possui participação nas concessionárias e é formada por Compass e a japonesa Mitsui.

Propostas podem ser apresentadas até 23 de julho e incluem gás natural via gasodutos, liquefeito (GNL), comprimido (GNC), biometano ou similares.

A avaliação técnica ocorre de 24 de julho a 22 de agosto. A habilitação das propostas vencedoras será entre 23 de agosto e 12 de setembro, com assinaturas de contratos previstas entre 13 de setembro e 21 de outubro.

Cada distribuidora fará o processo de seleção de forma autônoma, com editais que especificam produtos, volumes, modalidades de contratação e prazos de entrega.

A expectativa é que as concessionárias comprem cerca de 750 mil m³/dia a partir de 2026. Exemplos de volumes pretendidos incluem:

  • Necta: até 300 mil m³/dia de gás natural e biometano;
  • Sulgás: até 200 mil m³/dia com início em janeiro de 2026.

Essa chamada pública é um passo vital para diversificar o portfólio de suprimentos e buscar condições mais competitivas, beneficiando os consumidores.

Segundo Eudes Furtado, presidente da Compagás, a iniciativa visa “mais competitividade, flexibilidade e previsibilidade”. Já José Eduardo Moreira da Necta, destacou a busca por “condições mais competitivas”. Marcelo Leite, presidente da Sulgás, ressaltou a importância da chamada para a transição energética no estado.

Leia mais em valoreconomico