Companhia chinesa lança novo foguete movido a metano
Startup chinesa LandSpace lança com sucesso foguete movido a metano, destacando-se entre concorrentes globais. O novo veículo espacial visa promover tecnologias mais limpas e capazes de atender à crescente demanda no setor espacial.
PEQUIM (Reuters) – A startup LandSpace Technology da China lançou um novo foguete movido a metano, transportando seis satélites para a órbita.
O Zhuque-2E Y2 decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan no sábado, marcando o quinto voo da série Zhuque-2.
A LandSpace se destacou ao se tornar a primeira empresa do mundo a realizar um lançamento com foguete de metano e oxigênio líquido em julho de 2023, superando concorrentes como SpaceX e Blue Origin.
O interesse por foguetes movidos a metano cresce, sendo considerados menos poluentes, mais seguros e mais econômicos em comparação aos combustíveis tradicionais.
A startup aumentou a carga útil do foguete, respondendo à demanda crescente do setor espacial comercial da China e à competição para estabelecer uma constelação de satélites semelhante à Starlink.