Comunicado sobre o Fundo Florestas Tropicais é aprovado, diz Lula
Iniciativa visa estimular a conservação das florestas tropicais e combater o desmatamento. O fundo contará com participação significativa de investidores privados e buscará alavancar recursos para países em desenvolvimento.
Presidente Lula anuncia aprovação de comunicado conjunto sobre o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre) durante a 5ª Cúpula de Presidentes da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica).
Lula destacou que o TFFF irá remunerar 73 países em desenvolvimento pela redução do desmatamento, com lançamento previsto para novembro na COP30, em Belém.
O MRE do Brasil estima que o fundo terá US$ 125 bilhões, sendo 20% de recursos públicos e 80% de capital privado. O investimento será em papéis com nível de confiança triplo A.
Após pagar investidores, o lucro será distribuído aos países participantes. Os beneficiados poderão receber US$ 4 por hectare conservado.
Os países deverão comprovar a preservação de áreas por imagens de satélite e manter padrões mínimos de proteção para continuar recebendo pagamentos.
A expectativa é que em 40 anos, os investimentos soberanos sejam 100% pagos. O Brasil está em conversas com Noruega, Alemanha, Reino Unido, França e Emirados Árabes Unidos como potenciais financiadores.