Conclave ocorreu de forma tranquila e sem qualquer campanha, diz dom Odilo Scherer
Conclave que elegeu o papa Leão 14 transcorreu rapidamente com ampla concordância entre os cardeais votantes. Dom Odilo Scherer destacou a serenidade do processo, sem campanhas ou propagandas.
Cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, afirmou que o conclave que elegeu o papa Leão 14 ocorreu com serenidade e sem campanhas.
O cardeal americano Robert Prevost foi escolhido no quarto escrutínio, demonstrando um consenso grande entre os votantes.
"Estamos muito felizes porque a eleição transcorreu bem, em tempo muito breve", disse Scherer, destacando que a escolha foi feita em menos de 24 horas.
A fumaça branca apareceu às 13h08 (18h08 em Roma) e Leão 14 foi apresentado na Basílica de São Pedro. Ele é o primeiro papa da história dos Estados Unidos.
Dom Odilo Scherer foi um dos sete cardeais brasileiros que participaram do conclave, ao lado de:
- Dom Orani Tempesta (Rio)
- Dom Sergio da Rocha (Salvador)
- Dom Paulo Cezar Costa (Brasília)
- Dom Leonardo Steiner (Manaus)
- Dom Jaime Spengler (Porto Alegre)
- Dom João Braz de Aviz (ex-prefeito do Dicastério no Vaticano)
Em 2013, Dom Odilo foi considerado um dos favoritos no conclave que elegeu o papa Francisco, com apoio significativo na América Latina.
Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida, elogiou a escolha de Prevost e destacou que ele terá "um olhar especial para a América Latina" devido a sua experiência no Peru.