HOME FEEDBACK

Confiança de empresários da indústria é a menor desde junho de 2020, na pandemia

Confiança do empresário industrial despenca e atinge nível alarmante, com perspectivas negativas para os próximos meses. Aumento nas taxas de juros contribui para a deterioração do ambiente econômico.

Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) atinge o menor nível desde junho de 2020, conforme a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No mês de julho, o índice caiu 1,3 ponto, de 48,6 para 47,3 pontos. Valores acima de 50 indicam confiança; abaixo, falta de confiança.

Foram consultadas 1.209 indústrias entre 1º e 7 de julho de 2025, antes da tarifa de importação de 50% anunciada pelos EUA no dia 9.

A CNI observa um aprofundamento da falta de confiança no setor desde janeiro de 2025, com sete meses consecutivos abaixo de 50 pontos – a segunda pior sequência na história do indicador.

Larissa Nocko, da CNI, destaca que juros elevados intensificaram a piora das expectativas dos industriais.

O Índice de Expectativas para os próximos seis meses caiu 1,2 ponto, agora em 49,7 pontos, apontando pessimismo entre os empresários da indústria, a primeira vez desde janeiro de 2023.

O Índice de Condições Atuais também caiu, 1,7 ponto, ficando em 42,4 pontos. Empresários avaliam que as condições atuais da economia e de seus negócios são piores do que há seis meses.

Leia mais em estadao