Confiança de serviços no Brasil melhora em março após 4 meses de quedas, diz FGV
A melhora no Índice de Confiança de Serviços reflete uma ligeira recuperação nas expectativas do setor, apesar do pessimismo em relação ao futuro econômico. O Banco Central também reavaliou suas projeções de crescimento e inflação do Brasil para 2025.
A confiança do setor de serviços do Brasil aumentou em março, após quatro meses de queda, devido à melhora das expectativas, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 1,2 ponto, atingindo 92,9 pontos.
Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, explicou que “o resultado apresenta caráter compensatório nas expectativas futuras do setor”.
Os principais índices divulgados foram:
- Índice de Expectativas (IE-S): subiu 2,2 pontos, para 90,8 pontos.
- Índice de Situação Atual (ISA-S): avançou 0,2 ponto, para 95,3 pontos.
Pacini comentou que a demanda atual mostrou “relativa estabilidade” com a recuperação parcial do segmento de serviços prestados às famílias, embora o pessimismo persista para 2025.
Ele também alertou que o cenário macroeconômico permanece desafiador, com pressões nos preços, taxa de juros altas e expectativa de desaceleração da atividade.
No dia anterior, o Banco Central reduziu sua projeção de crescimento econômico para 2025 de 2,1% para 1,9%, prevendo inflação acima do teto da meta.
Neste mês, o BC aumentou a Selic em 1 ponto percentual, para 14,25% ao ano, indicando um ajuste menor na próxima reunião se o cenário se confirmar.