HOME FEEDBACK

Confiança do consumidor dos EUA recua de forma acentuada em março

A queda na confiança dos consumidores reflete preocupações em relação às tarifas impostas por Trump e à guerra comercial em curso. As expectativas de inflação também aumentaram, indicando um possível impacto econômico negativo.

A confiança dos consumidores dos EUA caiu acentuadamente em março, refletindo preocupações sobre tarifas impostas pelo presidente Donald Trump e a possibilidade de uma guerra comercial.

A Universidade de Michigan anunciou que seu índice de confiança do consumidor despencou para 57,9 em março, comparado a 64,7 em fevereiro. Economistas esperavam uma queda menos intensa, para 63,1.

O índice perdeu todos os ganhos obtidos após a vitória de Trump nas eleições de novembro.

Além disso, as expectativas de inflação subiram: em 12 meses, passaram de 4,3% para 4,9%. Para os próximos cinco anos, a expectativa foi de 3,5% para 3,9%.

Trump impôs tarifas sobre produtos de países como Canadá, China e União Europeia, que retaliaram. Recentemente, Trump ameaçou uma tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas da UE.

O choque tarifário e a escalada da guerra comercial impactaram os mercados, resultando em perdas em ações e contribuindo para a queda da confiança do consumidor.

Leia mais em infomoney