Confira como aumentar a restituição do Imposto de Renda 2025
Cerca de 67,5% das declarações de Imposto de Renda de 2025 resultam em restituição, com prazo para entrega se encerrando em 30 de abril. O primeiro lote de devoluções será liberado em 30 de maio, seguido por outros até setembro.
Sete em cada dez contribuintes que declararam o Imposto de Renda 2025 têm direito à restituição, segundo a Receita Federal. Até 12 de abril, foram registradas 22,9 milhões de declarações:
- 67,5% têm IR a restituir;
- 18% vão pagar imposto;
- 14,5% não têm nem a restituir nem a pagar.
O prazo para declarar vai até 30 de abril e a multa mínima para quem perder a data-limite é de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
O primeiro lote de restituição será pago em 30 de maio, e os demais ocorrerão até setembro. Apenas quem declarar até o dia 9 de abril e estiver na lista de prioridades receberá na primeira turma.
Despesas dedutíveis incluem educação, saúde, dependentes, e previdência. Gastos com educação têm limite de R$ 3.561,50.
Gastos com saúde são ilimitados, mas exigem comprovante; já despesas com remédios e vacinas não são dedutíveis, exceto em internações.
O PGBL é o único plano de previdência aprovado para dedução, com limite de 12% do rendimento tributável. Outras despesas permitidas também incluem livro-caixa para autônomos.
A restituição é paga em cinco lotes, de maio a setembro, seguindo a ordem de prioridade de envio da declaração.