Conflito entre Israel e Irã ameaça derrubar regime de não proliferação nuclear, adverte AIEA
A AIEA alerta sobre os riscos à segurança internacional devido à crescente tensão no Irã. O diretor-geral enfatiza a urgência de negociações para evitar a proliferação nuclear e preservar o regime de não proliferação.
Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), alertou nesta segunda-feira que o regime global de não proliferação nuclear corre risco de colapso devido ao conflito em torno do programa nuclear do Irã.
Durante uma reunião de emergência da Junta de Governadores da AIEA em Viena, Grossi afirmou: “O peso deste conflito ameaça fazer colapsar o regime, mas ainda há um caminho para a diplomacia.”
Ele enfatizou a necessidade de que o Irã, Israel e o Oriente Médio busquem paz e que é vital retornar à mesa de negociações.
Grossi destacou que os inspetores da AIEA devem ter permissão para verificar os estoques de urânio no Irã, especialmente os 400 quilos de urânio enriquecido a 60%.
Em 13 de junho, o governo iraniano informou que tomaria “medidas especiais” para proteger equipamentos e materiais nucleares, possivelmente transferindo-os para locais mais seguros devido aos ataques israelenses.
Ele também mencionou que qualquer transferência de material nuclear deve ser declarada à AIEA, como exige o acordo de salvaguardas.
*Com informações da EFE*