Congresso busca “convivência harmônica” com Planalto, diz Motta
Hugo Motta destaca a importância do diálogo entre Legislativo e Executivo, mesmo diante de discordâncias. Enquanto isso, Lula defende a autonomia de cada Poder e promete recorrer ao Judiciário contra decisões do Congresso.
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, declarou na 4ª feira (2.jul.2025) que o Congresso busca “manter convivência harmônica” com o Palácio do Planalto, apesar de desacordos. A afirmação foi feita em entrevista ao videocast do Esfera Brasil, em Lisboa.
A relação entre os Poderes, segundo Motta, tem sido marcada por respeito e diálogo, mas mantendo a autonomia institucional. Ele destacou: “Harmonia não obriga que um Poder concorde com tudo que o outro faça. Há divergência, há discussão, há discordância. E isso é natural da democracia”.
As tensões aumentaram após o Congresso derrubar decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aumentavam o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Lula afirmou que “não governa mais o país” se não entrar na Justiça contra decisões que derrubem decretos do governo. Ele citou que “cada macaco deve ficar em seu galho”, referindo-se ao Legislativo.
Lula se comprometeu a dialogar com Motta e Davi Alcolumbre, presidente do Senado, após seu retorno da Cúpula de Líderes do Brics, de 6 a 7 de julho. Ele mencionou um acordo não cumprido que afetou a situação e expressou esperança de que o Brasil retorne à sua “normalidade política” após a conversa.
Na 3ª feira (1º.jul), a AGU anunciou que o governo Lula irá ao STF contra o decreto que eliminou o aumento do IOF. O governo pretendia a alta no imposto para fortalecer a arrecadação.