Congresso vai priorizar a defesa da soberania, afirma Motta
Câmara prioriza votação da MP do tarifaço para proteger a soberania nacional e setores afetados por tarifas dos EUA. Hugo Motta afirma que colaboração entre os Poderes é fundamental para minimizar impactos econômicos.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta 5ª feira (14.ago.2025) que a análise e votação da MP do tarifaço, editada pelo governo na 4ª feira (13.ago), será uma prioridade.
Motta destacou a importância dessa medida, apelidada de Brasil Soberano, para a soberania nacional e para a proteção de indústrias, empresas e empregos. Ele ressaltou em entrevista à GloboNews:
- “Essa matéria com certeza será prioridade dentro do Congresso Nacional.”
- O apoio é independente de questões ideológicas.
- Colégio de líderes dará suporte às medidas contra a taxação dos EUA, que afeta produtos brasileiros em 50%.”
O presidente da Câmara enfatizou que, juntamente com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), esteve ao lado do presidente Lula para apoiar a MP que beneficia setores afetados.
Segundo Motta, o Congresso sempre cumpriu suas obrigações em resposta ao tarifaço, citando a aprovação da Lei da Reciprocidade como um exemplo de preparação do Legislativo para enfrentar essa situação.