HOME FEEDBACK

Conheça os candidatos à presidência que chegaram ao segundo turno na Bolívia

Quiroga e Paz se enfrentarão no segundo turno das eleições bolivianas, em meio à crise econômica mais severa em quatro décadas. Ambos os candidatos buscam conquistar eleitores com promessas de estabilidade e combate à corrupção.

Candidato Jorge “Tuto” Quiroga se destacou ao chegar ao segundo turno das eleições presidenciais na Bolívia. Ele disputará com Rodrigo Paz, em meio à pior crise econômica em quatro décadas.

Quiroga, ex-presidente interino (2001-2002), promete “estabilidade, crescimento e trabalho” e critica o legado de quase 20 anos de governos de esquerda, destacando a inflação e a falta de combustíveis.

Aos 65 anos, ele defende medidas neoliberais, como eliminar subsídios e buscar apoio do FMI. A inflação atingiu 15,5% no primeiro semestre de 2025, e a escassez de gasolina é um símbolo da crise. Quiroga critica Evo Morales e Luis Arce, acusando-os de levar o país à ruína.

Rodrigo Paz, de 57 anos, conquistou uma vaga inesperada no segundo turno. Filho do ex-presidente Jaime Paz, ele adotou uma estratégia de campanha modesta, com foco em seu candidato a vice, Edman Lara, conhecido por denunciar corrupção.

Paz promete “varrer a corrupção” e não recorrer ao FMI. Seu programa inclui um “capitalismo para todos”, com crédito acessível para jovens empreendedores. Analisado como um voto de renovação, ele busca atrair aqueles insatisfeitos com o governo do MAS.

Com experiência política, Paz é senador pela Comunidade Cidadã, e se apresenta como uma alternativa ao atual governo ao focar em propostas em vez de conflitos políticos.

*Com informações do Estadão Conteúdo. Publicado por Fernando Dias*

Leia mais em jovem-pan