Conor McGregor anuncia candidatura à presidência da Irlanda
Conor McGregor critica o Pacto de Migração da UE e promete levar a questão a referendo se eleito. O ex-lutador se volta para a política após anos de afastamento do UFC e propõe que a decisão seja feita pelo povo irlandês.
Conor McGregor, ex-campeão do UFC, anunciou sua candidatura à presidência da Irlanda em novembro de 2025.
A declaração foi feita em um post no X na 5ª feira (20.mar.2025), durante debates sobre o Pacto de Migração da União Europeia.
McGregor, ausente das competições desde 2021 devido a lesões, criticou o pacto que busca um sistema comum de asilo e gerenciamento de migração. Ele questionou a posição do governo irlandês e prometeu, se eleito, levar a questão a referendo.
O Pacto deve ser implementado totalmente até 12 de junho de 2026. McGregor destacou a importância de que a decisão seja feita pelo povo irlandês:
“Eu farei! Embora eu me oponha fortemente a este pacto, não é uma escolha minha nem do governo. É a escolha do povo da Irlanda!”
O Parlamento Europeu aprovou reformas para o pacto em abril de 2024, endurecendo regras para migrantes, reduzindo prazos de procedimentos de segurança e ampliando deportações.
As mudanças buscam uniformizar políticas migratórias entre os 27 países-membros da UE, equilibrando responsabilidades entre aqueles que recebem mais migrantes e os destinos principais.
A reforma ainda precisa ser ratificada por todos os estados-membros e pode ser implementada em até dois anos.