Conselho de Direitos Humanos da ONU condena o bloqueio humanitário de Israel em Gaza
Resolução do Conselho denuncia práticas de Israel em Gaza e exige o fim do bloqueio de ajuda humanitária. Documento ressalta a obstrução de suprimentos e convoca a comunidade internacional a agir contra a violação dos direitos dos palestinos.
Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou, nesta quarta-feira, uma resolução que condena o bloqueio de ajuda humanitária pelas forças israelenses em Gaza.
O texto, aprovado por 27 votos a favor, incluindo Espanha, Colômbia, Costa Rica, Cuba e México, lamentou a violação unilateral do cessar-fogo por Israel.
A resolução condena a prática de matar de fome a população civil e a negação ilegal de acesso humanitário, exigindo que Israel suspenda imediatamente seu bloqueio ilegal e formas de punição coletiva.
O documento também instou a comunidade internacional a agir contra a transferência forçada de palestinos em Gaza e a proibir a venda de armas para Israel.
Expressando grave preocupação com declarações de autoridades israelenses que podem incitar ao genocídio, a resolução pediu cooperação total de Israel com o Conselho de Direitos Humanos, do qual se retirou em fevereiro.
Do total de 47 membros, 16 se abstiveram e quatro votaram contra: Alemanha, Macedônia do Norte, República Tcheca e Etiópia.