HOME FEEDBACK

Conselho de Ética analisa processo contra André Janones

Conselho de Ética da Câmara avaliará possíveis punições para André Janones após denúncia de ofensas a colega. Caso envolve confusão física e xingamentos durante sessão parlamentar recente.

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados analisará, na 3ª feira (15.jul.2025), o processo disciplinar contra o deputado André Janones (Avante-MG) por “procedimento incompatível com o decoro parlamentar”.

A representação foi formalizada pela Mesa Diretora com base em uma denúncia do líder do PL (Partido Liberal), Sóstenes Cavalcante (RJ), devido a ofensas dirigidas ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O documento pede a supensão cautelar do mandato de Janones por 6 meses.

A denúncia advém de um episódio na sessão parlamentar de 9 de julho de 2025, onde Janones teria utilizado “xingamentos ultrajantes” durante o discurso de Nikolas Ferreira no plenário.

A Mesa Diretora alega que o comportamento de Janones fere a dignidade do mandato e ultrapassa os limites da liberdade de expressão.

Durante o debate sobre a taxa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, Janones gravava um vídeo enquanto Nikolas falava, o que gerou a confusão.

Após o incidente, Janones relatou ter sido agredido por dois deputados do PL, identificados como Gioani Cherini (PL-RS) e Sargento Gonçalves (PL-RN), afirmando ter recebido socos e chutes. Ele fez exame de corpo de delito e registrou queixa-crime.

O deputado do Avante também planeja acionar a Corregedoria da Câmara e a Justiça para identificar os envolvidos e obter gravações do incidente.

“Quero que a corregedoria acione a polícia legislativa”, declarou.

Assista ao vídeo (1min51): [link para o vídeo]

Leia mais em poder360