Conselho de Ética suspende mandato de Janones por 3 meses
Deputado André Janones é suspenso por 3 meses após ofensas durante tumulto na Câmara. A decisão do Conselho de Ética se baseou em xingamentos considerados desonrosos e homofóbicos proferidos pelo congressista.
Conselho de Ética da Câmara suspendeu o mandato do deputado André Janones (Avante-MG) por 3 meses, nesta terça-feira (15.jul.2025). A decisão é imediata e o deputado pode recorrer.
O placar foi de 16 votos a favor e 3 contra. O processo foi apresentado pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), que propôs a suspensão por 6 meses.
A suspensão ocorreu após Janones interromper o discurso do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e proferir “xingamentos ultrajantes e desonrosos”. Durante a discussão, usou termos como “capachos” e “vira-latas”.
O relator, Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM), argumentou que Janones usou “expressões homofóbicas”, tornando a punição de 3 meses. “Utilizar a identidade sexual como ofensa representa um ataque coletivo contra a comunidade LGBTQIA+”, afirmou.
A confusão ocorreu em 9 de julho, durante um debate sobre tarifas impostas pelos EUA. Janones gravava um vídeo no plenário enquanto Nikolas discursava na tribuna.
Após o embate, Janones alegou ter sido agredido por dois deputados do PL, Gioani Cherini (PL-RS) e Sargento Gonçalves (PL-RN), e relatou ter feito exame de corpo de delito e aberto uma queixa-crime na Polícia Civil.