HOME FEEDBACK

Conselho de Ética suspende mandato de Janones por 90 dias após ofensas a Nikolas

Decisão foi tomada após ofensas homofóbicas proferidas por Janones a colega parlamentar. O deputado anunciou que continuará a usar o termo até que haja desculpas ou uma mudança de postura por parte de Nikolas.

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados suspendeu por 90 dias o mandato do deputado André Janones (Avante-MG).

A decisão foi tomada devido a ofensas homofóbicas dirigidas ao colega (PL-MG) em sessão plenária no dia 9 de julho. Janones utilizou termos ofensivos, provocando um bate-boca entre parlamentares do PL e do Avante.

Na sua defesa, Janones alegou que não praticou homofobia, ao afirmar que chamava Nikolas de “Nikole” em reação a comentários transfóbicos feitos por ele em 2023 sobre o Dia Internacional da Mulher.

Janones disse que usará o termo até que Nikolas se desculpe ou mude sua postura. Contudo, o relator do caso, Fausto Santos Jr. (União-AM), considerou que Janones quebrou o decoro parlamentar.

O relator destacou que o uso de palavras ofensivas reforça preconceitos e é incompatível com o ambiente institucional da Câmara.

Além das ofensas, Janones também relatou ter sofrido agressões físicas e verbais homofóbicas após o episódio, afirmando que foi cercado e apalpado por deputados do PL.

Ele já protocolou uma representação no Conselho de Ética para apurar essas agressões, apresentando vídeos que registram os fatos.

Leia mais em infomoney